Cruz das AlmasFeaturedSaúde e Bem Estar

Janeiro Branco a campanha em prol da saúde mental no Brasil

Drª Juliana Teixeira fala sobre o tema

Saúde Mental é tudo! Sim! Eu acredito nisso. Se você está bem mentalmente você pode até nem estar com a saúde física 100% que passar pela condição de adoecimento fica mais sustentável.

E de fato ter saúde mental é algo tão escasso hoje em dia em que o ser humano está tão adoecido, tão polarizado em ideais utópicos e realidades incompatíveis com suas expectativas que a frustração impera na vida de muitos e não há satisfação plena com nada.

Todo o cenário sócio econômico capitalista competitivo e segregador já proporciona essa vivência e o distanciamento dos valores e referências na vida completam esse panorama tornado as pessoas menos saudáveis mentalmente.

Esse momento de pandemia em que estamos vivendo acaba gerando ainda mais sobrecarga emocional nas pessoas, o que é gerador de baixa saúde mental também com os níveis de ansiedade, medo e condições de luto acirradas nas pessoas.

Nunca se teve tanto medo em toda história da humanidade. É bem verdade que medo é uma emoção necessária para nossa sobrevivência. O problema é quando ele convida outros sentimentos negativos e improdutivos para participar da sua análise diante das situações tornando os cenários que vive mais difíceis, áridos e com as possibilidades de resiliencia limitados.

Mas afinal, como anda a sua saúde mental? Você de fato consegue lidar com as situações da vida, sem níveis altos de estress e ansiedade, por exemplo, ou está sempre precisando de válvulas de escape como aquele uso da bebida alcoólica para relaxar, aquele remedinho para dormir porque a insônia invade, o os chocolates a mais para compensar a insatisfação?

Se a resposta for ” não preciso dessas válvulas de escape para me sentir bem” podemos até pensar numa saúde mental ok por aí!

Mas, se sim atente -se para os sinais de limite do seu corpo fisico e emocional.
Dar atenção à saúde mental e cuidar de si e de quem você ama e convive é necessidade básica em tempos em que a saúde mental anda requisitando de você a estrutura para ela existir.

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo , estima-se que 9,3% da população no ano de 2019 já sofria com adoecimentos ligados à ansiedade. Ainda 5,8% dos brasileiros já sofriam de depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje diante do cenário mundial, restrições nos relacionamentos sociais, diante de tantas perdas e luto, ainda não há estimativas de quanto a saúde mental vem sendo impactacta. Porém sabemos que a saúde mental é quem mais sofrerá impactos durante e após a pandemia de modo abrangente.

Portanto, a vertente de promoção do bem estar na psicologia tem o intuito de favorecer a resiliência para as pessoas ajudando a lidar com as situações difíceis e adversidades da vida.

Alguns hábitos simples e eficazes são:

✔Adoção de padrões de sono saudáveis;
Exercícios físico regulares;
✔Desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e resolução de problemas;
✔Medidas para lidar com as emoções;
Apoio multuo familiar padrões de comunicação saudáveis.

Cuide -se consulte um psicólogo e um médico, pratique auto cuidado, faça atividade física, cuide da sua alimentação esse conjunto de decisões farão toda diferença na sua saúde mental.

Para ter mais saúde, cuide da sua saúde mental!

Drª. Juliana Teixeira 
CRP 03/4889

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar