Com o fechamento do prazo para registro de candidaturas já é possível fazer um raio-X sobre a disputa pelas prefeituras espalhadas pelos quatro cantos da Bahia. Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Bahia Notícias separou algumas informações sobre o cenário para outubro.
Ao todo, o estado registrou 1.139 pedidos de registros de candidaturas a prefeito. Todas as aplicações são julgadas pela Justiça Eleitoral. No primeiro momento são divididas em duas categorias: julgadas – neste momento apenas 23 estão nessa condição – e cadastradas (aguardando deferimento).
Com as 1.140 candidaturas e considerando os 417 municípios baianos, a proporção de concorrência é de 2,73 candidatos por cidade.
Os números do TSE também apontam que o PSD é o partido com maior número de candidatos para o Executivo: 227. Fecham o pódio com mais candidaturas o PT (157) e o Avante (131). Destaque ainda para MDB, com 118 candidatos a prefeito, PP com 84 e União Brasil com 81.
Os dados consolidam um cenário já indicado ao longo do ano. Em junho a reportagem do BN fez um levantamento completo com o número de prefeitos filiados aos partidos. O PSD manteve a liderança e chega para a disputa de 2024 mostrando sua força.
Em 2020 o PSD saiu das urnas com 107 prefeitos. Para este ano, apresentou crescimento de 16,8%, totalizando 125 cidades sob seu comando.
Além disso, o levantamento indicou a força política do Avante na Bahia, que é a segunda legenda com maior número de prefeitos. Após sair com quatro prefeituras das eleições em 2020, a legenda registrou o maior crescimento entre os partidos baianos, saltando para 61 neste ano.
REELEIÇÃO
No caso das candidaturas de 2024, 224 gestores vão buscar a reeleição no pleito de outubro. Do montante, 72 prefeitos buscam renovar o mandato pelo PSD. Dos partidos citados com maior número de candidatos, o Avante terá 29; o PT terá 27; pelo União Brasil 18 disputam reeleição; 17 pelo PP e 13 pelo MDB.
FEDERAÇÃO EM FOCO
Outro número a ser destacado é o de candidaturas por federação partidária. Atualmente o Brasil possui três federações registradas no TSE: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV); PSDB/Cidadania e PSOL/Rede.
Segundo o TSE, PT/PCdoB/PV somam 192 candidaturas a prefeito na Bahia. Na sequência a federação entre PSOL/REDE aparece com 33 candidaturas e Cidadania/PSDB chega com 22.
As eleições de 2024, que ocorrem no dia 6 de outubro (primeiro turno), serão os primeiros pleitos municipais com a participação de federações.
Para a disputa de 2024 caso deseje lançar candidatos nos municípios, todos os partidos da federação precisam chegar a um entendimento e lançar apenas uma candidatura do grupo.
Bahia Notícias


![Photo of Primeiro dia do Enem em Feira tem calor e surpresa com tema da redação Segunda-Feira, 06/11/2023 – 07h40 Por Redação Primeiro dia do Enem em Feira tem calor e surpresa com tema da redação Foto: Ed Santos / Acorda Cidade Estudantes que participaram do primeiro dia do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] neste domingo (5) em Feira de Santana relataram problemas com o calor e surpresa com o tema da redação. Ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o estudante Julio César Nunes, de 20 anos, comentou que alta temperatura incomodou e que foi preciso deixar as janelas bem abertas da sala onde estava para facilitar a ventilação. Em relação ao tema da redação, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, o jovem afirmou que não esperava o tema da redação apresentado. “Eu achei boa, o tema não era o que eu esperava, mas eu consegui me sair bem. Achei a prova de geografia um pouco difícil, mas eu acho que me saí bem. Já estudo a bastante tempo e o tempo que eu tinha pra estudar eu estava estudando”, comentou ao site. Já Alicia Pereira da Silva, de 25 anos, imaginou que o tema fosse sobre guerras ou operações policiais. “Eu achei boa, o tema não era o que eu esperava, mas eu consegui me sair bem. Achei a prova de geografia um pouco difícil, mas eu acho que me saí bem. Já estudo a bastante tempo e o tempo que eu tinha pra estudar eu estava estudando”, disse. No próximo domingo (12) ocorre o segundo dia de provas do Enem, com questões de ciências da natureza e matemática. Procurado da Justiça que fazia prova do Enem é preso no interior da Bahia Segunda-Feira, 06/11/2023 – 06h40 Por Redação Procurado da Justiça que fazia prova do Enem é preso no interior da Bahia Foto: Ascom-PC Uma ação integrada entre policiais da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Santo Antônio de Jesus) com a Polícia Federal resultou na prisão de um homem no final da tarde deste domingo (5), em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia. O homem tinha mandado de prisão em aberto e foi capturado na unidade de ensino onde fazia a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o coordenador da 4ª Coorpin, delegado Joaquim José de Souza, seguindo protocolo, as equipes aguardaram o procurado concluir o exame e fizeram a captura. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial do município. Na BR-101, acidente deixa trânsito lento](https://revistacanal.com.br/wp-content/uploads/2023/11/IMAGEM_NOTICIA_9-2023-11-06T080114.489-390x220.webp)

