A 4ª edição da Cacauicultura 4.0 foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (10), em Barreiras, no Oeste da Bahia, e reforça a região como nova fronteira produtora de cacau no Brasil. O evento, promovido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), reúne produtores, especialistas e investidores de dentro e fora do país até sábado (12), no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha.
A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Otoniel Teixeira, do presidente da Aiba, Moisés Schmidt, além de lideranças políticas, secretários e vereadores. Durante a abertura, foi realizado um plantio simbólico de mudas da BioBrasil e iniciadas as palestras inaugurais, que discutem inovação, sustentabilidade e estratégias para fortalecer a cadeia produtiva do cacau no Brasil.

Foto: Divulgação
Entre os destaques, Schmidt afirmou que até 2026 a região deve ultrapassar 5 mil hectares de área plantada, com projeção de mais de 20 mil hectares até 2030, o que pode gerar investimentos de até R$ 3,9 bilhões e mais de 4 mil empregos diretos.
“Barreiras já é referência nacional no agro e agora também avança com força na cultura do cacau. Nosso papel é seguir criando um ambiente favorável para quem quer produzir, inovar e investir”, destacou o prefeito Otoniel Teixeira.
A programação seguiu nesta sexta-feira (11) com ciclo de palestras técnicas e continua no sábado (12), com o Dia de Campo na Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves.
Bahia Notícias




