Em decisão publicada no Diário Oficial do município, Feira da Mata sancionou uma lei municipal que prevê bonificações de R$ 1 mil para profissionais da educação que contribuírem para a melhora dos índices de educação pública municipal. O projeto aprovado ainda prevê a criação de uma Comissão Avaliadora vinculada à Secretaria Municipal de Educação do município, responsável pela análise e seleção de méritos dos candidatos.
A lei sancionada na última sexta-feira (11) se baseia em indicadores de educação externos para avaliar a pasta. Entre os índices considerados estão o Fluência Leitora PARC; Sistema de Avaliação Baiano da Educação, o SABE; Plataforma CNCA; e o Indicador Criança Alfabetizada, o ICA. A norma tem como foco os ensinos infantil e fundamental.
Ainda segundo o documento, uma banca avaliadora será escalada para selecionar os profissionais mais inovadores e sustentáveis que promovam engajamento no ambiente escolar. Não foram divulgados os critérios que serão utilizados para a escolha dos vencedores, que serão laureados com um abono pecuniário de R$ 1 mil e certificado de reconhecimento em cerimônia de homenagem pública promovida pela gestão municipal.
O município de Feira da Mata registrou uma melhora sutil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2025, saltando de 5,6 para 5,8. O aumento coloca o município acima da média baiana, registrada no último levantamento como 5,7.
Dados do Ideb ainda apontam uma diferença cada vez maior na qualidade dos ensinos fundamental e médio. Enquanto as avaliações dos ensinos infantil e fundamental têm crescido, o ensino médio do município tem demonstrado cada vez mais dificuldade em reter os jovens no ambiente escolar, mesmo com uma taxa de aprovação de 99%.
A gestão municipal de Feira da Mata foi procurada pelo Bahia Notícias para esclarecer a escolha do recorte do ensino básico, bem como esclarecer os métodos utilizados na escolha dos premiados, mas não respondeu até o momento da publicação desta matéria. O espaço segue em aberto.
Bahia Notícias




