Ajuda baiana às vítimas das enchentes do RS
Nas últimas semanas o Rio Grande do Sul vem sofrendo com enchentes avassaladoras, o que causou uma grande comoção no Brasil inteiro, incluindo na Bahia que vêm ajudando de diversas maneiras.
Na última quarta-feira (15), uma equipe de 25 militares do Corpo de Bombeiros da Bahia foram enviados de Salvador para atuarem no resgate das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, eles foram para render uma outra equipe de baianos que estavam trabalhando no estado do sul desde o início deste mês.
Além da equipe de bombeiros, foram enviadas as doações recolhidas nos quartéis de Salvador. Cerca de 42 mil litros de água e duas toneladas de alimentos foram enviados, além de mil litros de material de limpeza e nove mil unidades de material de higiene pessoal. Cerca de 500 kg de ração animal também foram enviados.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia falou sobre os bombeiros baianos enviados: “Estamos com 23 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atuando na operação do Rio Grande do Sul. Eles chegaram no último dia 2. Estão atuando basicamente em busca e resgate, eles tão estão realizando a retirada de fios rompidos no rio Caí, no município de Caxias do Sul. Os bombeiros da Bahia também realizaram a desobstrução de algumas pistas. Eles já resgataram pelo menos 212 pessoas em áreas de risco, 20 animais e recuperaram seis corpos.”
Famosos baianos que ajudaram
Celebridades baianas também estão ajudando às vítimas do Rio Grande do Sul, como é o caso do campeão do BBB 24 Davi Brito, que foi para o RS para ajudar as vítimas da enchente no dia 07 deste mês. “Estou indo a caminho do Rio Grande do Sul, vou pegar o voo agora de noite. Vou fazer o bem sem olhar a quem, não importa se eu sou rico, não importa. Eu estou indo e vou ajudar aquelas pessoas lá”, disse o baiano em um vídeo postado antes de ir.
.png)
Reprodução/Redes Sociais
Outro exemplo é a cantora Ivete Sangalo que ajudou com doações às famílias atingidas. “Ao povo do Rio Grande do Sul todo meu amor e solidariedade. Além das orações, a providência de água e alimentos. Aos amigos da CUFA Brasil, obrigada por receberem e fazerem esse trabalho tão especial. Que Deus nos abençoe imensamente e nos permita através da união de um povo cuidar do RS. Obrigada ao grupo Supermercados Guanabara por nos ajudar na entrega com as suas carretas”, disse Ivete em sua rede social.

Reprodução/Redes Sociais
Sobre as enchentes
Cerca de 90% dos municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos pelas enchentes, 441 cidades de 497 foram assoladas pela catástrofe climática que afetou 1,9 milhão de pessoas. Até o momento cerca de 340 mil pessoas ficaram desalojadas e há a confirmação de 157 mortes e de 806 feridos, além disso ainda há 89 pessoas desaparecidas no estado.
As cidades mais afetadas foram as cidades de Porto Alegre, com 85 mil domicílios afetados, São Leopoldo com 38 mil domicílios e Canoas com 65,9 mil domicílios, e o número de pessoas afetadas pelas enchentes passa de 600 mil.
Varela Net




