Um grupo de 20 clubes divididos na série A e B decidiu não participar da nova eleição da CBF por discordar do sistema eleitoral. Entre os clubes, grandes nomes estão envolvidos, Corinthians, Flamengo, Bahia, São Paulo e Cruzeiro. As informações são do Uol, na quarta-feira (21).
A eleição para a presidência da CBF terá somente como candidato Samir Xaud, único que conseguiu ser inscrito por atender o requisito de ter apoio de oito federações e cinco clubes. Porém, outros 29 times das duas principais divisões do país apoiaram a candidatura do presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.
Por conta do estatuto da CBF, o quórum necessário à eleição na entidade é necessário o apoio de pelo menos metade das federações ou clubes de futebol. No caso, são 67 eleitores, sendo 40 times e 27 entidades estaduais. Logo, são necessários 34 presentes para a assembleia eleitoral ser instalada, sendo que Xaud tem 35 assinaturas..
CONFIRA A NOTA DOS CLUBES QUE DECIDIRAM BOICOTAR AS ELEIÇÕES:
“SEM CLUBE NÃO EXISTE FUTEBOL.
O futebol brasileiro precisa virar o jogo.
Estamos perdendo todas as partidas que acontecem fora do campo.
Falta liderança, falta decisão, falta transparência, falta respeito. E falta o principal: o protagonismo dos Clubes.
Alestados, banidos e impugnados, nenhum dos últimos 5 Presidentes da CBF terminou seu mandato.
O futebol brasileiro não pode mais ser jogado nos tribunais. Ele precisa voltar aos gramados. E Isso só acontece com os Clubes em campo.
Após uma decisão judicial proferida na última quinta-feira, foi designada – em apenas 24 horas – uma nova eleição na CBF, com prazo de quatro dias para registro de chapa. E mais, o pleito foi agendado para um domingo, dia de rodada do Campeonato Brasileiro.
Ora, mais uma vez o pensamento não é sobre o futebol. O jogo é outro: impedir que os clubes, aqueles que realmente carregam os milhões de brasileiros aos estádios, geram as audiências, reúnem as famílias em torno das partidas, garantem a estabilidade profissional de milhares de atletas e profissionais, atraem os bilhões de reais de marcas, investidores e veículos, e promovem a maior paixão deste país, sejam os legítimos e verdadeiros protagonistas das decisões.
Não há mudança sem ação.
Por isso, nesse momento, os Clubes brasileiros, já unidos na missão da criação da sua Liga, reúnem-se em torno do apoio público à eleição de Reinaldo Cameiro Bastos à presidência da CBF para o próximo ciclo.
O futuro do futebol brasileiro é inegociável para nós. E estaremos todos juntos, no mesmo campo, apoiando e exigindo um processo transparente, digno e responsável.
Os Clubes estão em campo. Por um novo futebol no Brasil.
Atlético Mineiro – Bahia – Ceará – Corinthians – Cruzeiro – Flamengo • Fluminense – Fortaleza
Internacional – Juventude – Mirassol – Red Bull Bragantino – Santos – São Paulo – Sport – Vitoria
Amazonas – America Minero – Athletico Paranaense – Atlético Goianiense – Avaí – Botafogo-SP
Chapecoense – Coritiba – CRB – Criciúma – Cuiabá – Ferroviária – Goiás – Novorizontino – Operário-PR – Vila Nova”
Varela Net




