BrasilFeaturedPolítica

Comemoração ao 2 de Julho vira primeiro teste para os presidenciáveis

As comemorações ao 2 de Julho, Dia da Inpendência da Bahia, terão um peso ainda maior este ano. Os eventos deste sábado (2) em Salvador, após dois anos sem festejos pela data, contarão com os quatro principais pré-candidatos a presidente da República: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Líder nas pesquisas de intenção de voto até aqui, o ex-presidente Lula confirmou, na útima sexta-feira (1º), em entrevista à Rádio Metrópole, que participará do tradicional cortejo que sai da Lapinha. A sua presença no desfile ainda era incerta até a manhã de ontem. Em seguida, Lula e seus aliados, incluindo o pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participarão de um ato organizado pelo grupo político na Arena Fonte Nova. O ex-governador de São Paulo e vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), também participará dos eventos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fará um caminho oposto ao do seu principal adversário nas urnas (Lula). O chefe do Palácio do Planalto fará uma motociata com seus apoiadores, entre populares e políticos, com concentração marcada para 9h, no Farol da Barra. O ponto de partida inicial seria o Dique do Tororó. Entretanto, a organização alterou o local, que também receberá petistas e simpatizantes de Lula para o ato na Fonte Nova.

Terceiro colocado na disputa pelo Planalto, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é outro nome que estará no desfile. Questionado pela imprensa, na última sexta-feira (1º), sobre um possível ‘aperto de mãos’ com o ex-presidente Lula, a quem tem feito duras críticas, Ciro Gomes disse que falaria com o adversário, mesmo com as diferenças políticas. Ao Varela Net, o deputado federal Félix Mendonça Júnior, que preside o PDT baiano, falou sobre a importância da participação de Ciro no cortejo.

“Se não participar, já não tem a bênção da energia baiana, dos nossos orixás, do Senhor do Bonfim. Esse é o princípio de todo candidato que quer ser eleito, é passar pela Bahia”, comentou o pedetista.

A senadora Simone Tebet (MDB), quarta colocada nas pesquisas de intenção de voto, confirmou também na sexta (1º) a sua presença no cortejo da Lapinha. A emedebista, vista como a representante do bloco conhecido como ‘terceira via’, desembarcou em Salvador acompanhada do presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, um dos principais apoiadores de sua candidatura.

Vale lembrar que esse será o primeiro grande teste dos quatro principais postulantes a presidência. O primeiro turno das eleições está previsto para acontecer no dia 2 de outubro.

*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

 

(Varela Net).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar