BrasilCidadeEducaçãoFeatured

“Ser professor é ensinar e aprender”, diz educadora sobre o Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado neste sábado (15), com diversas homenagens aos profissionais que têm um dos papéis mais importantes para a educação e desenvolvimento da sociedade dentro e fora da sala de aula.   O estado da Bahia tem aproximadamente 25.716 escolas nas 416 cidades do estado entre escolas públicas e privadas.

De acordo com o Sinopse Estatística da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no ano de 2020, quase 20% dos professores baianos, que atuam tanto em escolas privadas quanto na rede estadual e municipal de ensino, têm mais de 50 anos (18,8%). Só 0,7% dos educadores têm idade menor que 24 anos. Ao todo, o estado soma 188.007 profissionais. Seis em cada dez, inclusive, são mulheres (66,6%).

A professora Rosy Batista, de 44 anos e 14 anos de profissão, falou sobre o seu amor pela profissão e qual o papel do professor na sociedade. “Sou apaixonada pela minha profissão. Quando a gente procura a definição do que é ser professor dizem que a gente tem como objetivo ensinar, construir conhecimentos com os alunos, compartilhar informações, instruir, corrigir e apresentar caminhos e possibilidades, mas eu gosto muito de uma fala de Paulo Freire que ele cita que o papel do professor é estabelecer relações de ensino e aprendizagem. O professor ao passo que ensina também aprende e esse é um encontro democrático.  Eu não me tornei professora dentro da faculdade. Dentro da faculdade eu me aperfeiçoei, mas me tornei professora na prática quando eu encarei salas de aula”, declarou.

O professor de história Alan Santos falou sobre a importância de celebrar a data.  “É um reconhecimento da própria sociedade sobre a importância do ato de ensinar. Celebrar essa data é fazer com que a sociedade reconheça a importância do professor. Eu acho importante a gente chamar atenção e parabenizar todos os profissionais da educação que vem sofrendo, é sofrimento histórico e notoriamente reconhecido por todas as categorias profissionais, e chamar a reflexão que tipo de professor passou na nossa vida, qual foi a sua contribuição, o que eles deixaram de bom, mas é acima de tudo valorizá-los”, completou.

Todos os anos o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro, porém o que muita gente não sabe é que a data foi escolhida devido ao fato de o imperador Dom Pedro I ter decretado uma lei que criava o Ensino Elementar no Brasil, em 15 de outubro de 1827.

 

(Varela Net).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar