Municípios de Goiás enfrentam surto de diarreia
O estado de Goiás vem enfrentando um surto ativo de Doença Diarreica Aguda (DDA); são 74 municípios com mais de 12 mil casos notificados até o momento. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), no total, o estado possui 160 mil casos isolados de diarreia.
“De acordo com as investigações e as coletas realizadas, identificamos que o agente predominante que tem causado essas doenças é o rotavírus. Várias amostras deram positivo para rotavírus; encontramos outros agentes, mas a predominância do rotavírus chama a atenção como principal agente causador”, explicou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás.
Flúvia Amorim recomendou que a população deve se atentar à higienização das mãos e dos alimentos para evitar a doença.
“A doença pelo rotavírus é transmitida de pessoa a pessoa via oral ou fecal. Às vezes, a criança, o adolescente ou até mesmo o adulto vai ao banheiro, não higieniza muito bem as mãos e encosta em outro alimento ou compartilha copo. As pessoas doentes devem evitar ir para o trabalho ou à escola”, explicou a superintendente.
De acordo com o médico infectologista Marcelo Daher, a bactéria na água pode ser uma das causas da diarreia aguda. “No caso da transmissão pela água, a abrangência é maior; pode haver um surto em uma cidade inteira, um bairro ou uma escola, por exemplo”, disse.
Além da água, Daher afirmou que a contaminação também pode acontecer por alimentos contaminados ou vírus. “Pode ocorrer com comidas de restaurantes. As mais comuns são as bactérias, mas pode ocorrer também por vírus, o que é menos abrangente e grave”, detalhou.
Varela Net




