BrasilEsporteFeatured

Tite não fecha portas da Seleção para Pedro e Raphael Veiga

Na manhã desta sexta-feira (11), o técnico Tite convocou uma lista de 25 jogadores para defenderem a Seleção Brasileira nas duas rodadas finais das Eliminatórias, contra Chile, dia 24, no Maracanã, e Bolívia, dia 29, em La Paz. As novidades na convocação foram as voltas de Arthur e Richarlison, além de Gabriel Martinelli, estreando na Amarelinha.

Havia expectativa de que o meia do Palmeiras, Raphael Veiga, estivesse na lista. O jogador vem sendo pedido por torcedores por conta de suas boas temporadas pelo Verdão. Pedro, atacante do Flamengo, outro que é sempre citado como postulante a vaga de centroavante na equipe, também ficou de fora da convocação. Entretanto, Tite não descartou chamá-los no futuro:

“Um dos aprendizados que o tempo tem me dado como técnico é não fechar possibilidades reais, que elas acontecem. Têm atletas de alto nível que vão se afirmando, se consolidando e evoluindo ao longo do tempo. Nós, responsáveis por esse comando, temos que deixar aberto, se não fica um pré-conceito, e eu luto contra o pré-conceito, contra a ignorância. Então é procurar evoluir de algum aspecto, estudar. Cobro esse tipo de comportamento conosco, é a índole dessa comissão técnica ter esse melhor acompanhamento. Um dirigente surpreendeu, fez uma confissão para o Juninho: “Pô, vocês querem saber de tudo sobre o cara?”. Sim, queremos saber tudo, é a nossa função. Em termos médicos e clínicos, táticos e técnicos, da função que ele pode exercer”.

O treinador também comentou sobre a primeira chance de Gabriel Martinelli na seleção principal. O jovem atleta tem apenas 20 anos e vive bom momento no Arsenal.

“Estamos com um acompanhamento desses jovens há bastante tempo, sobre qualidade específica de cada um, a conduta de cada um. Eu li um livro que fala: “Tome muito cuidado com o goleador. O goleador decisivo é do primeiro e do segundo gol, esses são os que fazem diferença”. Quando pegamos, estatisticamente, o jogador que dá assistência no primeiro e segundo gol interfere diretamente no resultado. Essa média estatística de jogos, gols, assistências, para nós, é considerável. Procuramos relativizar isso tudo”, disse.

Um dos nomes mais questionados na lista foi o do meia Arthur, da Juventus. Em entrevista coletiva após a convocação, Tite recorreu a seus auxiliares para justificar a presença do jogador revelado pelo Grêmio.

“O Arthur teve uma lesão, um trauma na sua perna esquerda, no dia seis de fevereiro, que causou um edema ósseo. Optou-se, na época, por um tratamento conservador. Não resolveu. Quando a temporada se encerrou, optou-se pela cirurgia. Ele ficou três meses sem jogar, voltou a jogar pela Juventus e foi crescendo sua minutagem. Dezembro, janeiro, fevereiro… O número de minutos jogados foram aumentando, ele iniciando e terminando o jogo, além de apresentar boa performance”, justificou o preparador físico Fábio Mahseredjian.

O auxiliar do treinador da Seleção, Cléber Xavier, também comentou sobre Arthur e Gabriel Martinelli.

“Diferentemente de outros jogadores do meio-campo, o Arthur tem uma movimentação de controle de jogo, de rodar por trás com a bola e conduzir o jogo com muita qualidade, desenvolvendo algumas situações. A continuidade dele na Juventus, nas três competições, está crescendo, então achamos que é o momento de trazê-lo. Aproveitando para falar do Martinelli, ele é um jogador que vem atuado como externo-esquerdo, tem muito a busca do gol, tem participado com gols e assistências, vem crescendo no Arsenal. Visitamos ele lá, conversamos com o Arteta (técnico do Arsenal), acompanhamos. É um atleta que merece que a gente traga e dê uma oportunidade.”

Pelas Eliminatórias, o Brasil encara o Chile, dia 24 de março, no Maracanã, e a Bolívia, dia 29, em La Paz. A Seleção já está classificada para o Mundial do Catar, mas ainda terá de realizar a partida contra a Argentina, que acabou suspensa após intervenção de agentes da Anvisa e da Polícia Federal. O clássico ainda não tem data para ocorrer.

(Varela Net).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar