Alimentação e Imunidade em tempos de Coranavírus.
O momento é de evitar aglomerações, mas jamais se descuidar da alimentação, pelo contrário, hora de nos cuidarmos como nunca. É imprescindível investir nela para fortalecer a IMUNIDADE e melhorar a SAÚDE DO ORGANISMO.
Com o SISTEMA IMUNOLÓGICO reforçado, ele estará preparado para combater invasores, nos protegendo contra infecções.
– ÁGUA! Ela permite que os nutrientes da sua alimentação sejam melhor absorvidos.
Não espere para sentir sede para beber água. É ela, também, que retira as impurezas do corpo, inclusive o muco presente nas fossas nasais e nos pulmões.
– As FRUTAS CÍTRICAS são fontes de VITAMINA C. Uma poderosa vitamina antioxidante que previne o envelhecimento das células não permitindo a entrada de doenças. Laranja, kiwi, goiaba, morango, abacaxi, bergamota, limão, tangerina são bons exemplos.
– O mineral ZINCO presente nas carnes, aveia, gérmen de trigo, ovos, sementes, leite, feijões e lentilha, combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.
– O GENGIBRE é fonte de vitamina B6 e C. Além disso, é um BACTERICIDA e um ANTIVIRAL potente. Tem ação anti-inflamatória e antisséptica. Rico em antioxidantes, combate os radicais livres, melhora a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.
– A dupla ALHO e CEBOLA tem AÇÃO ANTIVIRAL. Eles reduzem e ajudam a diluir o muco nos pulmões, sendo eficazes contra tosse persistente e bronquite.
– O PRÓPOLIS contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico. Esse alimento é ANTIBACTERIANO e ANTIVIRAL.
– O IOGURTE NATURAL , KEFIR e KOMBUCHA agem diretamente sobre a saúde do INTESTINO. Nessa área total de 300 m quadrados está 80% do nosso SISTEMA IMUNOLÓGICO. A ação probiótica desses alimentos, combate infecções, alergias e outras doenças.
– Alimente-se com ÔMEGA 3. Esse é um bom momento para suplementá-lo (consulte um Nutricionista). Linhaça, chia, sementes de girassol, castanhas e nozes, peixes marítimos e frutos do mar são boas fontes desse nutriente que fortalece o sistema imune, auxiliando as artérias a permanecerem longe de inflamações.
Lembrando que a alimentação saudável deve ser um hábito diário.
Texto: Dra. Vanine França
Nutricionista Clínica & Esportiva