A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária de fevereiro seguirá amarela. Na prática, o preço da energia fica em R$ 1,34 para cada 100 quilowatts consumidos por hora. O valor é o mesmo que havia sido estabelecido para janeiro.
A agência reguladora explicou que a bandeira irá permanecer amarela por conta da lenta recuperação de níveis de armazenamento dos principais reservatórios das hidreléticas, o que demanda maior contenção do consumo, além do volume de chuvas abaixo do padrão histórico neste período do ano.
“A combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica sinaliza patamar desfavorável de produção de energia pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)”, informou a Aneel.
O sistema de bandeiras leva a custos adicionais para os consumidores de energia quando sai do verde para o nível amarelo ou vermelho, o que é definido pela Aneel de acordo com a oferta de geração. Segundo a agência, o mecanismo visa sinalizar aos consumidores as condições do sistema elétrico.
No sistema atual, na cor verde, não há cobrança de taxa extra, indicando condições favoráveis de geração de energia no país. Na bandeira amarela, a taxa extra é de R$ 1,343 a cada 100 kWh consumidos. (Varela Notícias)