Cruz das AlmasCulturaFeatured

Cruz das Almas recebe edição do Fórum Estadual do Forró de Raiz

Nos dias 12 e 13 de março, o Município de Cruz das Almas sediará o Fórum Estadual do Forró de Raiz através de plataformas online. O encontro será um espaço para discutir formas de valorizar toda a cadeia produtiva ligada a essa manifestação cultural. O evento terá transmissão ao vivo no Youtube e na Sala de Conferência do aplicativo Sympla e contará com apresentações culturais, rodas de conversa, entrevistas e vídeos.

Um dos objetivos do evento é debater ações e juntar documentos que contribuam para tornar o forró um patrimônio imaterial do Brasil, com registro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em reconhecimento pela centralidade que os festejos juninos e o forró têm no desenvolvimento de Cruz das Almas, a Prefeitura e a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, estão empenhadas para que o Fórum seja um sucesso. 

O forró raiz representa a essência da tradição cultural de nossa cidade e ainda se sustenta mesmo com as mudanças que têm acontecido no gênero musical. Vamos dar total apoio para que o Fórum aconteça e o nosso forró raiz seja reconhecido pelo Iphan”, afirma o secretário responsável pela pasta, Valdo Caldas.

O registro no Iphan facilita a criação de políticas públicas que fomentem e resguardem essa importante expressão da cultura nordestina. Isso é essencial para garantir condições de continuidade das festas de forró e para proteger a identidade cultural. 

Cruz vem se destacando com festas típicas que mostram a raiz do forró e com toda uma cadeia produtiva que fomenta essa tradição. Por isso, foi escolhida para ser sede do Fórum Estadual, mesmo que de forma virtual”, explica o coordenador municipal do Fórum, Anailton Franco.

Organizado pela Associação Cultural Balaio Nordeste, o Fórum terá rodas de conversa que debaterão os aspectos conceituais, os territórios e comunidades e a sustentabilidade do forró. Também estão previstas palestras com especialistas do setor sobre: O Forró Como Conteúdo Pedagógico, A Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, O Diálogo da Música com a Dança no Forró, os Direitos Autorais de Músicas e Danças, MEI e o Panorama Geral sobre a Pesquisa do Forró de Raiz no Brasil. 

Além disso, a programação conta com shows ao vivo, vídeos e entrevistas. Para participar do evento, os interessados devem adquirir os ingressos gratuitamente no site do Sympla. Os inscritos no evento receberão certificado de participação.

Serviço:

Fórum Estadual do Forró de Raiz Online – Cruz das Almas/BA

Data: 12 e 13 de março (sexta-feira e sábado)

Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Youtube.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-estadual-do-forro-de-raiz—cruz-das-almasba__1138393

ASCOM – Prefeitura Municipal de Cruz das Almas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar