BahiaBrasilCidadeFeatured

Educação Inclusiva de Cruz das Almas é destaque em evento realizado pelo Ministério Público

O modelo de Educação Inclusiva de Cruz das Almas foi destaque em um Seminário promovido pelo Ministério Público da Bahia, em Salvador, na última sexta-feira (31).

O Projeto Todas as Escolas são para todos os Alunos, realizado pela Prefeitura de Cruz das Almas, através do Núcleo de Educação Inclusiva, implantado pela Secretaria Municipal de Educação, é um exemplo de boas práticas de inclusão nas Escolas, que deve ser adotado por toda a Bahia, foi o que destacou o promotor de justiça Dr. Adriano Marques, no encontro promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CEDUC), a fim de apresentar praticas inclusivas para membros e servidores do Ministério Público e integrantes das instituições parceiras do projeto de Educação Inclusiva.

“Tenho orgulho de está prefeito de Cruz das Almas, fazendo uma verdadeira transformação na educação do município, e esse evento aqui prova que nosso trabalho de transformação da educação vai muito além de reconstruir as escolas, mas desenvolver ações, criar políticas públicas e cuidar para que a Educação seja de qualidade e o mais importante, inclusiva. Fico muito feliz em ver o projeto de Educação Inclusiva, desenvolvido em Cruz das Almas ser apresentado como um projeto piloto que está dando certo”, ressalta o Prefeito Ednaldo Ribeiro.

O projeto busca desenvolver práticas pedagógicas/multidisciplinar global, com alunos que apresentam algum tipo de deficiência, seja ela, intelectual, física, múltiplas ou transtorno do espectro autista (TEA), entre outras. Além disso, colocar em prática a intersetorialização para a efetivação do atendimento especializado.

O Núcleo de Educação Inclusiva, atua nas 46 unidades escolares do município, que possui 614 estudantes com algum tipo de necessidade especial.

O Município de Cruz das Almas desde o ano de 2021 trabalha no desenvolvimento de diversas ações para atender os alunos, como: adequações arquitetônicas das Unidade Escolares Municipais; equipe multidisciplinar na Secretaria de Educação; transporte para deslocamento dos alunos com deficiência visual para Santo Antônio de Jesus, para que recebam aulas em braile; contratação de cuidadores para acompanhar estudantes em sala de aula; promoção de espaços para diálogos com profissionais e a sociedade civil sobre a temática de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a parceria com Ministério Público para a garantia de direitos do público com deficiência.

O sucesso do trabalho desenvolvido em Cruz das Almas é o resultado de uma rede de cuidados formada por profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social do Município, com o apoio do Poder Judiciário e da sociedade civil.

ASCOM-Prefeitura de Cruz das Almas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar