
Famílias atingidas pelas fortes chuvas em dezembro de 2021 no bairro do Banco da Vitória, em Ilhéus, cidade no sul da Bahia, receberam o cartão de ajuda humanitária da Cáritas Brasileira nesta sexta-feira (1). O cartão possui o valor de R$ 3 mil e pode ser usado em qualquer estabelecimento. A Cáritas Brasileira proporciona ações de solidariedade para comunidades afetadas por desastres ambientais ou em situação de vulnerabilidade.
As enchentes deixaram mais de 30 mil pessoas desabrigadas, conforme a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
30 famílias receberam o benefício da Cáritas Brasileira nesta sexta, que foi bancado pela União Européia. Outras 40 famílias atingidas nos bairros Vila Cachoeira e Salobrinho também devem ter direito ao auxílio.
A ajuda de custos foi disposta para que as pessoas possam adquirir novos eletrodomésticos para suas casas, que foram totalmente destruídas pela tragédia.
A Cáritas Brasileira esteve em Itabuna, cidade vizinha, em fevereiro deste ano, um mês depois que as enchentes atingiram mais de 30 cidades da região. Na ocasião, a União Europeia confirmou a doação de 1 milhão de euros para, junto com as Cáritas Brasileira, auxiliar famílias desabrigadas em seis municípios da Bahia e dois de Minas Gerais.
Além da Cáritas Brasileira, no mês de janeiro o governo dos Estados Unidos também realizou uma doação de R$ 750 mil em assistência imediata para ajudar famílias atingidas pelas enchentes na Bahia.
(Varela Net).