O Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, se manifestou, na manhã desta quinta-feira (24), sobre o conflito iniciado entre Rússia e Ucrânia, que fez o mundo amanhecer em estado de alerta.
Através de nota, o órgão faz um apelo para que a Rússia interrompa o que classifica como “hostilidades” à Ucânia. O Itamaraty reforça a necessidade de uma resolução pelo caminho diplomático, seguindo os Acordos de Minsk.
“O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”, diz a nota do Ministério.
A ocupação russa no território ucraniano teve início nesta madrugada, com bombardeios registrados em diversas partes do país. Em sua coluna no jornal O Globo, Bela Megale chegou a relatar o aumento da pressão para que o Brasil saia da posição de neutralidade diante do conflito político e armado.
(Varela Net).