Maria Marighella utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (23), para desabafar após um vídeo onde uma mulher é agredida por membros do bloco ‘As Muquiranas’ viralizar na web.
A presidente da Funarte lamentou o ocorrido e cobrou que medidas sejam tomadas para os próximos carnavais. “Muquiranas: o que não cabe mais, precisa ser transformado! Quando a performance pública de um bloco -de homens- no Carnaval está amparada no vestir-se de mulher para naturalizar o ataque a mulheres, precisamos repensar seus sentidos”, disparou.
Ela alertou sobre alguns integrantes do bloco tentar beijar mulheres à força. “Armas de água, intimidação, beijos forçados vestidos de alegria. Para quem? Quando uma tradição está fundada na misoginia, na cultura da violência e da lgbtqiapn+fobia, ela precisa ser discutida coletivamente”.
A deputada Olívia Santana também se manifestou sobre o ocorrido e demonstrou indignação. “Olha o desespero dessa mulher, cercada pelos homens do bloco “As Muquiranas”. Isso não é uma brincadeira. É assédio, desrespeito, agressão e não deve ser tolerado pelo poder público. Não fosse a interferência da Guarda Civil o que aconteceria?”, questionou.
Diretoria do bloco se pronuncia
Depois da grande repercussão, os diretores do bloco se pronunciaram por meio de nota e repudiaram as atitudes dos homens. “Não concordamos com nenhum tipo de vandalismo fora e muito menos dentro do bloco”, informou.
A diretoria também ressaltou que está à disposição das autoridades para que possa colaborar com a identificação e punição dos agressores.
(Varela Net).