O Ministério da Saúde divulgou um novo boletim epidemiológico que mostrou o crescimento dos casos de febre oropouche no Brasil. Nos dados houve 5102 casos deste vírus, sendo 1528 em Rondônia e 2947 na Amazônia.
Além desses 2 estados -Amazonas e Rondônia-,há outros 11 estados confirmados com o vírus, sendo esses: Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná. Os mais afetados são os jovens adultos, de 20 a 29 anos.
Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel comentou sobre: “Nós já vimos que a algumas semanas está acontecendo um espalhamento para outras regiões do Brasil. A gente não está só naquela concentração na Região Norte, que foi o primeiro momento. A gente acreditou que ia ficar concentrado, mas vimos que havia um espalhamento. (…) Estamos monitorando de perto e entendendo melhor essa nova arbovirose”
Os sintomas dessa febre são: Febre de início súbito; Dor de cabeça intensa; Dor nas costas e na lombar; Dor articular; Tosse; Tontura; Dor atrás dos olhos; Erupções cutâneas; Calafrios; Fotofobia; Náuseas; Vômitos. Entretanto, não existe tratamento específico para essa doença, apenas acompanhamento médico para analgésicos para aliviar sintomas.