
A Universidade federal da Bahia (UFBA), retomará a partir de março de 2021, aulas presenciais nas instituições. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12), pela própria instituição, através de nota.
“A Universidade Federal da Bahia retomará, no semestre 2022.1, as atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão suspensas desde março de 2020, em função da pandemia do coronavírus. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho Universitário, reunido no dia 12 de novembro. O semestre 2022.1 começará no dia 07 de março e irá até 09 de julho”.
Em entrevista ao Varela Net, João Carlos Salles Pires da Silva, reitor da Ufba, afirmou também que algumas atividades permanecerão de forma remota.
A instituição também já prevê que terá que fazer algumas alterações para receber os alunos.
“A definição pela retomada de atividades acadêmicas presenciais implicará também a necessidade de adaptações nos espaços físicos da Universidade, a fim de proporcionar condições de ventilação, higiene e acessibilidade adequadas, atendendo aos parâmetros do Plano de Contingência e dos planos de biossegurança de cada unidade universitária”, diz a nota.
Em conversa com o Varela Net, Leonardo Carvalho, estudante de engenharia mecânica da UFBA, se mostrou preocupado com os espaços da instituição.
“Acho que como tudo já está retornando ao normal, era inevitável o retorno as aulas. Me preocupo em relação ao número de alunos nas salas, visto que são em sua maioria pequenas e sem circulação de ar”, disse ele.
A estudante Juliana Barbosa, do curso de ciências biológicas, também falou sobre a volta.
“Não me sinto segura em voltar, principalmente porque eu sei que não terão medidas sanitárias adequadas e que nem todos os estudantes/funcionários estão vacinados, por viés ideológico mesmo”, contou ela ao Varela Net.
(Varela Net).