Bem estarBrasilCulturaEconomiaEducaçãoEntretenimentoEsporteFeaturedMundo

Veja como foi o desempenho dos brasileiros na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes

Ao contrário do que muitos pensavam, os times brasileiros não foram aos Estados Unidos apenas para passear durante a Copa do Mundo de Clubes. Palmeiras, Botafogo, Flamengo  e Fluminense competiram de igual para igual contra seus adversários, muitas vezes intimidadores e com elencos estrelados, e conseguiram a classificação para a fase de mata-mata da competição.

Veja como foi o desempenho de cada um deles.

Palmeiras – Grupo A

Competindo contra Porto (Portugal), Inter Miami (EUA) e Al Ahly (Egito), o Palmeiras se classificou em primeiro colocado com uma vitória e dois empates.

A estreia foi contra o Porto, bicampeão da Liga dos Campeões e – para muitos – favorito no grupo. Apesar de ter mais volume de jogo e criar as melhores chances, a partida de estreia do alviverde terminou empatada em 0 a 0.

Na segunda rodada, o time comandado por Abel Ferreira encarou o Al-Ahly, considerado o “Real Madrid da África”, e venceu por 2 a 0. Os gols foram marcados por Abou Ali (contra) e Flaco López, ambos na segunda etapa.

A última rodada foi contra o Inter Miami de Messi, Suárez e Busquets, que chegou para a partida com o mesmo retrospecto do Palmeiras: uma vitória e um empate. O Verdão começou perdendo por 2 a 0, com gols de Allende e Suárez, mas empatou nos minutos finais com Paulinho e Maurício.

Com um gol sofrido a menos que o Inter Miami, o Palmeiras passou em primeiro no grupo. Nas oitavas de final, a equipe encara o Botafogo, segundo colocado no grupo B.

Botafogo – Grupo B

O Botafogo caiu no “grupo da morte” da competição, e teve como adversários PSG (França), Atlético de Madri (Espanha) e o Seattle Sounders.

A trajetória do Glorioso na Copa do Mundo de Clubes começou com a vitória por 2 a 1 contra o Seattle Sounders, com gols de Jair e Igor Jesus. Mesmo com o resultado positivo, a atuação não deixou boas impressões.

O PSG, adversário do Botafogo na segunda rodada, provavelmente foi o desafio mais complicado que todos os brasileiros tiveram na competição até aqui. A equipe francesa chegou como a campeã da Liga dos Campeões, além de ter goleado o Atlético de Madrid por 4 a 0 na primeira rodada.

Apesar das adversidades, o Botafogo conseguiu igualar o PSG dentro de campo e venceu a partida por 1 a 0, com gol de Igor Jesus na primeira etapa. Essa foi a primeira vitória de uma equipe sul-americana sobre um time europeu em competições oficiais desde 2012, quando o Corinthians venceu o Chelsea na final do Mundial de Clubes.

A última rodada foi contra o Atlético de Madri, que precisaria vencer o Botafogo por pelo menos dois gols de diferença para se classificar. Mais uma vez, o Fogão fez um jogo equilibrado contra um gigante europeu, mas acabou derrotado por 1 a 0, com gol do francês Antoine Griezmann.

Mesmo assim, o resultado garantiu ao alvinegro a segunda colocação do grupo. O time comandado por Renato Paiva enfrenta o Palmeiras nas oitavas de final.

Flamengo – Grupo D

O Flamengo esteve no grupo com Chelsea (Inglaterra), Esperánce (Tunísia) e Los Angeles FC (Estados Unidos) e se classificou em primeiro, assim como o Palmeiras.

O rubro-negro encarou o time tunisiano na primeira rodada e venceu por 2 a 0, com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo. Uma vitória sem muitos sustos e que confirmou o favoritismo brasileiro.

Na segunda rodada, o adversário foi o Chelsea – bicampeão da Liga dos Campeões e atual campeão da Liga Conferência da UEFA. Assim como o Botafogo, o Flamengo não se intimidou e venceu a equipe inglesa por 3 a 1, de virada.

O Chelsea abriu o placar na primeira etapa com gol de Pedro Neto, mas o Flamengo reagiu no segundo tempo e virou o jogo com gols de Bruno Henrique, Danilo e o jovem Wallace Yan. Ainda na segunda etapa, o atacante Nicolas Jackson, do Chelsea, foi expulso por uma entrada dura.

As duas vitórias garantiram ao Flamengo a classificação antecipada para o mata-mata, o que permitiu que o técnico Filipe Luís poupasse alguns titulares para a partida contra o Los Angeles.

Em uma partida sem muitas emoções por maior parte do tempo, o rubro-negro empatou por 1 a 1 com o time norte-americano. O LA saiu na frente com Bouanga e Wallace Yan empatou o jogo; ambos os gols saíram nos minutos finais da partida.

Com duas vitórias e um empate, o Flamengo passa pela fase de grupos invicto e com a melhor campanha até aqui entre os brasileiros. A primeira colocação do grupo garantiu o Bayern de Munique como adversário do Mengão nas oitavas de final.

Fluminense – Grupo F

O Fluminense competiu na fase de grupos contra Borussia Dortmund (Alemanha), Ulsan Hyundai (Coréia do Sul) e Mamelodi Sundowns (África do Sul).

O tricolor estreou contra o Borussia Dortmund, um dos maiores clubes da Alemanha, e empatou por 0x0. Apesar do placar sem gols, ambos os times tiveram um bom volume de jogo, mas foi o Fluminense que criou as melhores chances e esteve mais perto de sair com a vitória.

Na segunda rodada, o time comandado por Renato Gaúcho começou vencendo o Ulsan com gol de Jhon Arias, mas levou a virada ainda no primeiro tempo. A reação do Flu veio na segunda etapa com gols de Nonato, Freytes e Keno, que garantiram a primeira vitória da equipe na competição.

A última rodada foi disputada contra o Mamelodi Sundowns, potência do futebol sul-africano. Em jogo de poucas emoções, o Fluminense empatou por 0 a 0 e garantiu o segundo lugar no grupo.

O Fluminense espera a definição do grupo E para descobrir quem será seu adversário nas oitavas de final.

 

 

Varela Net

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar