Com mais uma apresentação segura, a Seleção Brasileira goleou a Bolívia por 4 a 0 na noite desta terça-feira (29), no estádio Hernando Siles, em La Paz, pela última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Paquetá, Bruno Guimarães e Richarlison (duas vezes) balançaram as redes.
Com o resultado, o Brasil chegou aos 45 pontos, alcançando a melhor campanha da história do torneio classificatório. Foram 14 triunfos e três empates. Com a confiança em alta, os comandados por Tite agora aguardam para conhecer quais serão seus adversários no Catar.
O sorteio que vai definir os grupos do Mundial será realizado já nesta sexta-feira (1º de abril), às 13h (de Brasília). Cabeça de chave, a Canarinho, pode pegar, entre as possibilidades, a Alemanha já na primeira fase. Vale lembrar que a Seleção ainda disputará a partida adiada contra a Argentina, pelas Eliminatórias, que no ano passado foi interropida por agentes da Anvisa.
Estratégia inteligente
Diante da altitude de 3.600m acima do nível do mar, o Brasil atuou de forma inteligente, da maneira que Tite desejava. Com um time mudado (sete alterações) e menos vertical, como o técnico havia prometido antes do jogo, a Seleção administrou o quanto pôde, teve posse de bola (60) e poupou energia. A Bolívia, então, partiu para cima e criou a primeira chance com Henry Vaca, que aproveitou vacilo de Marquinhos, driblou e chutou para boa defesa de Alisson.
Mas, com muita naturalidade, a Seleção avançou com qualidade e construiu o triunfo. Aos 23 minutos, Bruno Guimarães fez grande jogada individual e deu lindo passe para Lucas Paquetá correr sozinho e finalizar na saída do goleiro: 1 a 0. Já no fim da primeira etapa, Antony recebeu pela direita, chutou, e Richarlison aproveitou a sobra para ampliar.
Após um início de segundo tempo com a Bolívia obrigando Alisson a trabalhar, o Brasil retomou o controle do jogo com dois dos seus principais destaques da noite: Lucas Paquetá e Bruno Guimarães. Depois de bela arracanda de Martinelli, Paquetá deu assistência para o lindo gol de Bruno Guimarães, de chapa, sem deixar a bola cair. Já nos acréscimos, Richarlison aproveitou rebote do goleiro e transformou o triunfo em goleada.
FICHA TÉCNICA
Bolívia 0 x 4 Brasil – Eliminatórias Sul-Americanas (última rodada)
Estádio: Hernando Siles, em La Paz;
Gols: Lucas Paquetá, aos 23’M, e Richarlison, aos 44′ do 1ºT; Bruno Guimarães, aos 20′, e Richarlison, aos 45′ do 2ºT (BRA);
Árbitro: Eber Aquino, auxiliado por Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (trio do Paraguai);
Cartão amarelo: Henry Vaca e Ramiro Vaca (BOL);
Público e renda: Não divulgados.
Bolívia: Cordano, Quinteros, Carrasco e José Sagredo; Villamíl (Ramiro Vaca), Herrera (Yesit Martínez), Villarroel (Jhon García), Churra (Franz Gonzales) e Fernández; Henry Vaca e Marcelo Moreno Técnico: César Farías
Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Éder Militão e Alex Telles (Guilherme Arana); Fabinho, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá (Arthur); Antony (Rodrygo), Richarlison e Philippe Coutinho (Gabriel Martinelli) Técnico: Tite
(Varela Net).