BahiaBrasilCidadeCruz das AlmasFeaturedSaúdeSaúde e Bem Estar

Conferência Municipal de Saúde discute propostas de melhorias para o SUS

 

 

A Conferência Municipal de Saúde 2021 de Cruz das Almas começou na noite desta quarta-feira (24) com uma palestra de abertura na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves. Com o tema ‘Consolidação do SUS: Participação Popular e Humanização’, o evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde junto com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde.

O objetivo da conferência é avaliar, planejar e definir ações e diretrizes que melhorem os serviços de saúde pública. Estiveram presentes profissionais de saúde, gestores das unidades, usuários do SUS e representantes políticos. “Escolhemos esse tema buscando o aperfeiçoamento da qualidade desses serviços. As discussões que acontecerem aqui irão trazer subsídios para a construção do plano anual de saúde”, afirmou a secretária de Saúde, Kaliane Ferreira.

As conferências de saúde são espaços democráticos de construção de políticas públicas, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A palestra de abertura foi ministrada pela professora da Unimam e pós-graduada em Saúde Coletiva e Docência do Ensino Superior, Acilene Novaes Sampaio.

De acordo com o diretor do Conselho Municipal de Saúde, Leonardo Peterle, o evento é importante para a consolidação das políticas públicas voltadas para a saúde. “É um momento em que a população tem oportunidade de construir junto com a gestão o melhor para a cidade”, comentou.

A Conferência vai discutir cinco eixos relacionados ao tema: Atenção primária; Hora de recomeçar; Acesso e cuidado quando mais precisa; Prevenção e cuidado em todos os momentos da vida – Vigilância a Saúde; e Unindo forças na construção de uma saúde de qualidade. Na semana passada, foram realizadas pré-conferências para de ouvir e coletar as propostas da população em 17 unidades de saúde, incluindo de comunidades rurais e urbanas.

A programação continua na quinta-feira (25), às 8h, na Primeira Igreja Batista. “Controle social, sociedade civil e poder público reunidos para debater o SUS de Cruz das Almas. Vamos fazer a avaliação do que já foi implantado e criar estratégias para os próximos anos”, explicou o vice-prefeito André Eloy.

Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas

ASCOM – Prefeitura de Cruz das Almas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar