A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou o resultado da licitação referente a contratação de uma empresa para executar obras externas do Hospital de Cuidados Paliativos (HCP), no bairro de Mont Serrat, em Salvador.
O resultado, obtido pelo Bahia Notícias, tem como vencedora a empresa Axxo Construtora Ltda, que teve contratado firmado com o Governo do Estado no valor de R$ 13.481.634,90.
A entidade contratada será responsável pelas obras de urbanização, adequação da área externa, contenção de talude e paisagismo na unidade de saúde, além de ampliação do sistema viário.
O órgão já buscava um local para ser construído um estacionamento da unidade de saúde, para atender visitantes, familiares de pacientes e funcionários que trabalhavam no antigo Couto Maia, onde será instalado o HCP.
O resultado do processo licitatório chega em meio uma apuração do Bahia Notícias apontar que o equipamento hospitalar pode ter um novo prazo para inauguração. Janeiro de 2025 seria o mês estudado pela pasta para a entrega por completo do local, antes projetado para a primeira ou segunda semana do mês de dezembro de 2024.
A decisão oficial do novo prazo deve ocorrer a partir da próxima semana e no começo do próximo mês. Anteriormente, a previsão inicial era de entrega no primeiro semestre de 2024, entre o mês de abril e maio. No entanto, a projeção foi transferida para o mês de julho e posteriormente para dezembro.
ESTRUTURA
O HCP deve contar com 80 leitos que vão oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados no atendimento a pacientes de unidades hospitalares públicas ou credenciadas ao SUS, com indicação médica para cuidados paliativos.
A unidade terá também ambulatórios que vão servir como ‘rede de apoio social’ para pacientes e familiares.
O novo equipamento de saúde contará ainda com um grande centro de pesquisa com suporte de telemedicina. A ordem de serviço para execução da obra de reforma e adequação para que o antigo Couto Maia recebesse o novo equipamento foi iniciada em outubro de 2022 pelo então governador Rui Costa (PT).
Bahia Notícias