BahiaBrasilEsporteFeatured

Morre Nadinho, maior goleiro da história do Bahia

 

 

Nadinho, campeão da Taça Brasil de 1959, faleceu aos 91 anos, em Salvador, na quinta-feira (20). O ex-goleiro do Bahia sofreu uma parada cardiorrespiratória em decorrência da Covid-19. Ele morava em um abrigo  para idosos e se encontrava debilitado, com diagnosticado de Mal de Alzheimer.

Em nota, o Esporte Clube Bahia lamentou o falecimento de Nadinho. “O Esquadrão está de luto. Primeiro goleiro campeão brasileiro da história, pelo Bahia de 1959, Nadinho acaba de nos deixar. Ele estava com 91 anos e sofreu uma parada cardiorrespiratória em decorrência da covid-19”, inicia.

“Nadinho era um dos dois heróis ainda vivos do elenco que conquistou o país contra o Santos de Pelé, junto com o ex-zagueiro Henricão. Como não poderia deixar de ser, estará eternizado no Museu do Bahia, na Fonte Nova”, declara o time baiano em outro trecho.

História de Nadinho no Esporte Clube Bahia

Leonardo Conceição Cardoso nasceu em 24 de agosto de 1930, e atuou no Bahia em 421 jogos ao longo de 12 temporadas. Vestiu a camisa do Esquadrão em 1951 e de 1958 a 68. Além do troféu nacional que fez dele o primeiro goleiro brasileiro a disputar a Copa Libertadores da América, conquistou seis vezes o Campeonato Baiano. É o goleiro com mais partidas pelo tricolor, tendo também disputado a Libertadores de 1963. Além do Bahia, defendeu ainda Vitória e Bangu.

Ao todo, disputou 421 jogos pelo clube – em 177 deles não sofreu gols – ao longo de nada menos que 12 temporadas. Faturou seis títulos baianos e é o goleiro com mais partidas na história azul, vermelha e branca.

Ainda jovem, iniciou sua coleção de glórias com o primeiro troféu da história da Fonte Nova, no time reserva, ao vencer o Torneio Otávio Mangabeira, em 1951, enquanto a equipe titular estava em excursão. Depois defendeu o Esquadrão de 58 a 68.

 

(Varela Net).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar