BahiaBrasilCidadeFeatured

Sistema ferry-boat terá horários extras para São João

O Sistema Ferry-Boat irá funcionar com uma operação especial para atender as demandas do feriado de São João.
Nesta segunda-feira (19), a ITS (Internacional Travessias Salvador), empresa que administra o sistema, anunciou a programação de embarque com esquema modificado para os festejos juninos, com início a partir do dia 21 de junho.  A operação especial seguirá até o dia 27 de junho, considerando os trajetos de ida e volta entre os terminais hidroviários de São Joaquim, em Salvador, e de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.

Conforme a Internacional Travessias Salvador, o sistema opera com sete barcos, são eles: Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Pinheiro. O funcionamento regular é das 5h às 23h30, de hora em hora, de segunda à sábado; e das 6h às 23h30 nos domingos e feriados.

Ainda conforme a empresa que administra o modal, a operação contará também com horários extras sempre de acordo com a demanda e com a disponibilidade dos barcos. O serviço de Hora Marcada poderá ser usado pelos clientes do sistema.

Fluxo

Para este ano, é esperado um fluxo igual ou superior em 5% ao movimento que foi registrado em 2022. No ano passado, no mesmo período, utilizaram o sistema aproximadamente 134,8 mil pessoas e 19,8 mil veículos. Para atender à demanda, a empresa mobilizou suas equipes de todos os setores, reforçando o plantão nos turnos com pessoal extra.
O sistema conta com opção de agendamento para veículos de passeio por meio do SAC Digital (sacdigital.ba.gov.br). Diferente do serviço de Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço.

FerryCard

Para aqueles que precisam fazer a recarga do cartão Ferrycard, o serviço estará disponível, mesmo nos dias de operação especial, em guichê específico para isso. Para o caso de troca ou entrega de cartões, o horário de funcionamento deste setor é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h30h às 17h. Não funciona sábado, domingo e feriado.

No período, motoristas precisam se atentar para os dias de suspensão da travessia de veículos pesados. No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões é das 5h de sexta-feira até às 15h de sábado, e das 5h da véspera de feriado até às 5h do dia posterior ao seu retorno.
No sentido contrário, a suspensão é válida das 5h de domingo até as 5h de segunda-feira, como também das 5h do dia posterior ao feriado até às 5h do dia seguinte.

Já os veículos pesados transportando alimentos, e também pacientes em tratamento médico fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.

A operação especial de São João contará com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Transalvador, Secretaria Municipal de Transporte de Itaparica, equipe do Salvar do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e Juizado de Menores.

 

(Varela Net)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar