O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está instável nesta segunda-feira (2). No início da tarde, o Título Net ficou fora do ar, impedindo a realização dos serviços. Pelo portal é possível emitir, regularizar ou atualizar o título de eleitor.
A instabilidade ocorre a dois dias do fim do prazo para que o cidadão fique em dia com a Justiça Eleitoral e possa votar nas eleições de outubro de 2022. A legislação estabelece que o título eleitoral deve estar regular até 150 antes das eleições, ou seja, nesta quarta-feira (4).
No Distrito Federal, o Tribunal Regional Eleitoral confirmou a instabilidade do sistema mantido pelo TSE após moradores reclamarem na porta do 13º Cartório Eleitoral, em Samambaia. Um eleitor chegou a dizer que os servidores se recusaram a atender a população “para que não se vote no presidente [Jair] Bolsonaro”.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 88,78% dos jovens com 16 e 17 anos ainda não tiraram o título de eleitor na Bahia.
Ainda de acordo com TRE, o estado tem 488 mil jovens habilitados a expedir o título em 2022. Entretanto, apenas 54.754 deles possuem o documento, um percentual de apenas 11,22% do total. O órgão informou que este é o menor índice registrado desde 2004.
(Varela Net).