BahiaBrasilFeaturedÚltimas Notícias

Três cidades baianas decretam situação de emergência e uma, calamidade pública

 

As intensas chuvas fizeram com que quatro cidades baianas declarassem situação de emergência ou estado de calamidade pública nesta semana. São elas Maragogipe, Ruy Barbosa, Santaluz e Itaberaba.

Maragogipe

A situação de emergência em Maragogipe foi decretada no dia 7 de novembro. De acordo com a prefeitura do município, a decisão foi tomada por conta das enxurradas, elevação do nível dos rios e riachos, destruição de estradas vicinais, pontes e passarelas, provocando alagamento e danificando imóveis, ocasionados principalmente pela tromba d’água no sábado (6).

Na cidade, pelo menos 28 famílias ficaram desalojadas e as aulas foram suspensas até a quarta (10). A rede de energia também sofreu danos e o fornecimento de água foi interrompido. O rio que corta a cidade transbordou e a linha de distribuição da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) foi destruída.

Ruy Barbosa

A chuva ocorrida na segunda-feira (8) fez com que a cidade de Ruy Barbosa decretasse situação de emergência. De acordo com a prefeitura, no domingo (7), em um período de 3h, choveu 180mm, gerando alagamentos, trovões e raios.

Uma mulher de 62 anos, inclusive, chegou a desaparecer enquanto tentava atravessar uma ponte, no domingo. O corpo só foi encontrado dois dias depois.

Santaluz

O município de Santaluz decretou situação de calamidade pública por conta das fortes chuvas que têm caído nos últimos dias. Cerca de 30 famílias ficaram desabrigadas e foram colocadas em creches preventivamente.

Itaberaba

A prefeitura de Itaberaba decretou situação de emergência, nesta quinta-feira (11), situação de emergência por causa das fortes chuvas registradas na cidade. Em apenas dois dias, choveu 300mm, o equivalente a um mês, causando alagamento nas ruas, a chuva forte danificou estradas, buracos se formaram na via, telhados de casas caíram, muros desabaram e casas foram invadidas pela água.

A situação de emergência é decretada quando ocorre algo “anormal, provocado por desastres” e que compromete parcialmente a capacidade de resposta do poder público local, necessitando de ajuda financeira ou reforço policial de regiões vizinhas.

O estado de calamidade pública, decretado em Santaluz, se trata de um desastre que compromete totalmente a capacidade de resposta do poder público. Neste caso, é necessária a intervenção da Força Nacional.

 

(Varela Net).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar